segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O tempo

Ultimamente, tenho gasto muito tempo pensando... no tempo! No tempo que gasto dia após dia, trabalhando, planejando, lutando, correndo, comprando, consertando, corrigindo, avaliando etc...

De uns tempos para cá, eu percebi que estava sempre ansioso pelo fim dos semestres, como se sempre visualizasse um tempo melhor para viver depois dos tempos agitados do trabalho. Olhava para os meses de dezembro como se pudesse neles curtir melhor a vida, arrumar as coisas que precisam ser arrumadas, passar melhor o tempo com meus filhos, desfrutar melhor de minhas horas livres. Sabe aquelas coisas que a gente nunca consegue fazer no dia-a-dia e que ficam acumuladas para os tempos de férias? E sabe aquela sensação de querer fazer todas estas coisas neste tempo futuro e mágico chamado férias?

— Pois bem. Agora que estou pensando mais sobre isto, eu acho agora que eu estava mais 'morrendo' do que querendo viver, de fato. Parei para pensar que são muitos meses de angústia desejando os poucos dias de férias. Não dá para ficar nestes muitos meses somente lutando para sobreviver até os tais dias mágicos das férias. Além disto, estes dias são pura ilusão: a gente nunca faz ou consegue fazer tudo o que planeja para eles. As férias demoram para chegar e passam como um raio!

Vida é o que acontece agora, enquanto fazemos planos para as férias, como mais ou menos dizia John. Vida é mais o dia-a-dia do ano, que o período de ócio de nossas férias.

Foi pensando assim que tomei algumas resoluções de vida. Não são estatutos ou novas leis que vão reger minha vida a partir de agora, mas quero pensar nisto como medidas para salvar a vida que ainda tenho. Vou citar algumas delas, porque ainda há mais a se acrescentar, mas ainda não estou certo delas.

Em cada post, quero fazer uma nova resolução. Eu vou começar devagar, pra ver se consigo cumprir o máximo de resoluções. Para começar, neste post, eu quero dizer que...

1 — Eu não vou mais enfiar nas férias as tarefas que tenho que fazer durante o ano.

Isto só me faz entulhar meu período mais 'produtivo' para o ócio. E ócio é o fazer nada. Nada mais contraditório do que querer fazer nas férias as tarefas que matarão seu principal objetivo: descansar. — Sabe aquele box do banheiro da casa que precisa de reparos? Tenho que consertá-lo agora! — Sabe aquele escritório que está uma bagunça? Preciso achar forças para colocá-lo em ordem agora (que Deus me ajude nesta empreitada!). Não dá mais para deixar para depois estas tarefas. O nome disto é procrastinação e isto acaba com nossa vida.

Uma coisa que sempre acontece com meu semestre de trabalho é que eu fico com aquela impressão de que este é um dos semestres mais atarefados que tenho. Mas todo semestre é assim. Em todo semestre eu fico na correria do trabalho e vou adiando as coisas da vida, como fazer aquela pipa para meu filho, sair com minha mulher, ler com minha filha, consertar as coisas da casa etc. Não que eu não passe algum tempo com minha família, mas não acho que este tempo seja suficiente.

Uma vez eu lí que um antigo presidente americano disse que sempre escolhia para assessores as pessoas que tinham a maior quantidade de atribuições. Ele dizia que uma pessoa que faz muita coisa ao mesmo tempo não é uma pessoa sem tempo, mas uma pessoa que domina o tempo que tem e que, por isto, era ideal para ser sua auxiliadora.

Esta é minha primeira resolução: ser uma pessoa que domina seu tempo, fazendo o máximo com o tempo que disponho, fazendo agora para não deixar para depois.

Falando nisto, vou parar por aqui, para dar atenção à minha família... :-)

Nenhum comentário: