domingo, 24 de outubro de 2010

Para começar...

Parece mentira...

... mas é verdade: demorei quase quinze anos para me decidir a escrever um blog. Sempre achei que a Internet seria um espaço para o diálogo, para a confraternização de mentes, para se conhecer e ser conhecido, enfim, para compartilhar.

No começo, achei que isto aconteceria via bate-papos. Fui assíduo frequentador de salas de bate-papo ou de programas IRC. Encontrei excelentes pessoas, fiz boas amizades, mas percebi que, com o tempo e com popularização deste serviço, o bate-papo acabou se tornando um lugar para cyber. Com pouco mais de três acho de Internet, havia abandonado os bate-papos.

Havia um bate-papo diferenciado, que era o ICQ. Eu poderia conversar apenas com as pessoas que faziam parte de um grupo seleto de contatos. Foi bom, mas também não durou muito. Muitas vezes a gente ligava o computador para trabalhar, mas era incomodado com o 'Oh! Oh!' característico do programa e um convite para conversar, interrompendo o trabalho. E, mesmo que isto não acontecesse, era um tanto estranho entrar e sair da Internet sem dar um 'Olá' para um conhecido que estava conectado. Sei lá... não sei se foi porque o ICQ foi vendido... enfim, deixei de usá-lo também.

Neste meio termo, assinei um serviço muito interessante, assim que o conheci. As lista de discussão prometiam reunir as pessoas com interesses comuns, para otimizar o debate. Eu me inscrevi em algumas: xadrez, informática, política etc. O interessante nesta experiência foi ver que, mesmo reunindo pessoas que declararam ter o mesmo interesse em discutir um mesmo assunto, a quantidade de [OFF TOPIC] superavam em muito os tópicos direcionados ao ponto da lista. Além disto, não dava para ler tanta coisa que despencava em minha caixa de e-mail, todos os dias.

Daí surgiram as plataformas de jogos multiplayers. Maravilha! Agora conhecerei pessoas e ainda praticarei meu xadrez com outros jogadores que não meus amigos de clube. Foi uma experiência maravilhosa, até que a plataforma do Chessmaster fosse desfeita e eu descobrisse que as outras plataformas agrupavam tanta gente que ninguém queria fazer amizade com ninguém - apenas jogar. Ainda jogo hoje em dia, mas muito eventualmente.

Veio o novo milênio, o estouro da bolha, a queda das torres e o nascimento da Web 2.0. Eu entrava na Internet e ficava entediado com o 'nada para fazer'. Incrível! Eu, ali, com o mundo ao meu alcance e... nada para fazer. Ler é sempre uma opção, mas a gente quer mesmo é se falar, trocar idéias, aprender com outras pessoas. Neste sentido, nada de novo no front.

Ficou assim até o início do Orkut. Não fui um dos primeiros a aderir, mas entrei neste barco desde 2005. O mais incrível foi achar uma comunidade com milhares de pessoas de minha cidade, Vitória da Conquista. Nesta época, eu gostava de escrever sobre política e havia na comunidade uma boa quantidade de pessoas falando sobre isto. Entrei e logo me engajei. Os debates, no entanto, nunca rendiam o esperado. Ou havia alguém disposto a falar e outros interrompiam a conversa, ou mesmo não havia ninguém com a mesma disposição que a minha. Desisti.

De lá para cá, tenho sido um assíduo leitor de notícias e tenho apenas usado a Internet para troca de e-mails. Não que esta não seja uma forma maravilhosa de se comunicar, mas eu gostaria de mais. O Facebook e o Twitter não são interessantes para mim.

Aí entra este blog. É uma última tentativa de manter contato com a parte que vale a pena na Internet. Sei que há pessoas interessadas no debate, ou interessadas em escrever pelo simples prazer de escrever. Há também pessoas que, como eu, estão interessadas em ler. Decidi então escrever. Escrever ao léu, escrever ao vento, escrever aos montes. Apenas escrever. Que me leiam aqueles que o queiram. Ainda que apenas eu queira me ler, escreverei.

Vamos ver se esta é mais uma etapa em minha vida de Internauta...

5 comentários:

Unknown disse...

A busca constante de entes com quem possamos trocar idéias é uma característica de mentes privilegiadas, insatisfeitas com a mesmice ou a idiotização das redes, ditas, sociais. Seu blog é bem vindo.
Um abraço amigo

Liojes disse...

Parabéns, meu amigo, Marcelo. Eu como fã incondicional já sou seguidor do Blog. Vida longa.
Um abraço!

GUERRA disse...

Vlw!! Professor!!!

Vi o link do blog pelo Twitter e não resistir. Gostaria de parabenizalo! Otima iniciativa, lembro também da epoca dos IRC e ICQ kkk!!! Nossa!!!

Unknown disse...

Muito bom...

Quefren Janine disse...

Olha Marcelo...Concerteza você encontrara pessoas que gostem de ler...e concerteza apreciaram seus textos...que por sinal, são muito interessantes e muito inteligentes...Parabens... =)
Vi o link no face e me interessei...gostei muito!